Evasão na Educação Física


Muitos de nós temos nos deparados com um fenômeno que vem se mostrando cada vez mais forte nos últimos tempos: os alunos do ensino médio estão perdendo o interesse pelas aulas de educação física!
Hoje, uma parcela dos alunos não gosta de fazer educação física. Por quê?
Podemos levantar algumas hipóteses:
- Os alunos do ensino fundamental são ensinados que Educação Física é esportes, principalmente futebol/futsal. Muitos professores são adeptos do “largobol”, largam a bola para os alunos e os deixar por conta, jogando. Quando esses alunos chegam no ensino médio não querem mais jogar por jogar.

- O aluno do ensino médio já é mais crítico e percebe o nível de motivação do professor.
- Outros alunos ainda, querem fazer esportes apenas por recreação, sem aprofundamento.
- Assim como o fracasso escolar afasta o aluno da escola, o fracasso esportivo nos anos anteriores também afasta os alunos das aulas de educação física.
O professor é o maior responsável pela motivação dos alunos. Uma mudança de comportamento e metodologia por parte do professor é necessária para mudar o quadro de evasão nas aulas de educação física.
Talvez buscando conteúdos que respeitem o interesse coletivo dos adolescentes e fazendo uma mudança lá nas aulas iniciais do fundamental, com outras atividades além do esporte, ajudem a mudar e despertar o interesse do alunos novamente para as aulas de educação física.

2 comentários:

  1. Eu gostei muito da relflexão Edilson! A minha avaliação do trimestre com os adolescentes do Ensino Médio será provocada pelo o q falaste aqui...Beijocas;-)

    ResponderExcluir
  2. Olá! Meu nome é Marcos Gomes, meu artigo de conclusão é sobre essa temática. Fenômeno que ocorre não somente nas escolas públicas e sim na rede privada. Portanto a mudança deve ocorrer na metodologia de trabalho do professor de Educação Física. Parabéns por evidenciar esse problema. Visite o meu site www.educadorfisicoap.com.br é o primeiro site de educação física do Amapá.

    ResponderExcluir