Como ensinar uma ação (conteúdo procedimental)


Quer ensinar regras, técnicas, métodos, habilidades ou estratégias?

Primeiro temos que entender que esses procedimentos são conjuntos de ações com um objetivo, tais como ler, desenhar, observar, saltar, e etc. Esses conteúdos podem ser situados em três parâmetros: se é mais motor (ex: saltar) ou mais cognitivo (ex: ler); se é composto por poucas ações (ex: recortar) ou por muitas ações (ex: desenhar); e se a ordem das ações são sempre as mesmas, ou se são diferentes para cada caso (ex: estratégias).

Assim, em termos muito gerais, podemos dizer que se aprendem os conteúdos procedimentais a partir de modelos especializados.

Mas como se aprende a realizar ações??

1 – Fazendo-as! Parece obvio, mas realizar as ações que formam o procedimento é uma condição sine qua non para a aprendizagem;

2 – Repetição: repetir várias vezes é o elemento imprescindível para o domínio competente. É preciso repetir quantas vezes quantas forem necessárias as diferentes ações ou passos desse procedimento até que seja suficiente para chegar a dominá-lo;

3 – Reflexão sobre a ação: não basta repetir o exercício sem mais nem menos (é aqui que a maioria dos professores pecam!). É preciso ser capaz de refletir em como e quais as condições ideais para usá-lo;

4 – Aplicação em diferentes contextos: as exercitações daquilo que aprendemos devem ser tão numerosas quanto for possível e devem ser utilizadas em contexto diferentes para que as aprendizagens possam ser utilizadas em qualquer situação.

Agora, com isso, será que ainda vamos ver aquela velha aula de Educação Física, com os alunos formando duplas e chutando uma bola um pro outro, para aprender a passar?? Quem age assim acredita que essa habilidade será “magicamente” transferida de um contexto pouco complexo para um super complexo como o jogo!!

Será que fazendo uma brincadeira, onde os quatro itens expostos acima, estejam presentes, a aprendizagem não ficaria mais eficiente e prazerosa? Pense nisso. ;)


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